Políticos de Mato Grosso usaram as redes sociais para homenagear o ex-prefeito de Cuiabá Dante de Oliveira, que completaria 73 anos nesta quinta-feira (6). O político, que foi também deputado federal, ficou conhecido por sua participação no movimento Diretas Já, que pedia voto direto no país, e morreu em 2006. Uma foto publicada no grupo Cuiabá de Antigamente esta semana reúne vários ex-prefeitos de Cuiabá e foi tirada meses antes de seu falecimento.
O deputado estadual Wilson Santos (PSBD) publicou, no seu Instagram, um vídeo celebrando o aniversário de Dante.
Na sessão ordinária da última quarta-feira (5), o parlamentar destacou a atuação de Dante como ministro da Reforma e do Desenvolvimento Agrário durante o governo de José Sarney (1986-1987).
"O ministro até então que mais desapropriou área e mais avançou na reforma agrária no Brasil", afirmou o deputado peessedebista. "Nossa gratidão eterna a esse grande reformador do estado mato-grossense", completou na publicação.
Nos comentários, diversos admiradores de Dante de Oliveira lembraram com nostalgia seu trabalho na política, municipal, estadual e nacional, incluindo o secretário-adjunto de Turismo, Felipe Wellaton. "Pavimentou muitos programas que faz o Mato Grosso ser o que é hoje!", ele escreveu.
"Grande homem, grande político, amigo do povo", comentou um internauta.
O perfil oficial da Defensoria Pública de Mato Grosso também usou as redes para prestar homenagem ao político mato-grossense. "Viva à memória de Dante de Oliveira!", diz trecho da publicação.
Dante ficou nacionalmente conhecido pela autoria de uma Emenda Constitucional, que ficou conhecida como "Emenda Dante de Oliveira", propondo o restabelecimento das eleições diretas para presidente da República. O movimento resultou na campanha das Diretas Já.
Lembrança
Uma foto publicada no grupo "Cuiabá de Antigamente", no Facebook, mostra o encontro de vários dos prefeitos de Cuiabá, em fevereiro de 2006. Na imagem, é possível ver então prefeito Wilson Santos e Dante de Oliveira, que comandou a capital mato-grossense entre 1993 e 1994. Ele também foi governador do Estado entre os anos de 1995 a 2002.
No retrato estão, da esquerda para a direita: Cel. Estevão Torquato, Rodrigues Palma, Dante de Oliveira, Bento Lobo, Roberto França, Anildo Lima Barros, Frederico Campos, Wilson Santos, Garcia Neto, Aecim Tocantins, Cel. José Meirelles e Gustavo Arruda.
Dante morreria precocemente 5 meses depois da foto em questão, vítima de sepse por pneumonia e diabetes mellitus. Ele pretendia disputar mais um mandato como deputado federal naquele ano.